Skip directly to content

Aprovado projeto de Beto Pereira que proíbe pesca do Dourado em Mato Grosso do Sul

Por: 
Eliane Nobre
19/12/2018

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 19/12, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 22/2018, de autoria do deputado estadual Beto Pereira, que dispõe sobre a proibição da captura, embarque, transporte e comercialização do peixe Dourado nos rios de Mato Grosso do Sul. “É uma vitória muito importante para o meio ambiente e o turismo de Mato Grosso do Sul”, afirmou Beto. O PL foi aprovado por maioria dos deputados estaduais presentes na sessão.

O projeto original prevê a proibição da pesca por um período de oito anos e multa de 200 a 10 mil UFERMS para quem descumprir a norma. Entretanto, foi apresentada uma Emenda Modificativa que muda o prazo de proibição de oito para cinco anos e altera o valor da multa para 100 a 1.000 UFERMS.  O Projeto agora segue para sansão do Governador Reinaldo Azambuja.

“Os parlamentares foram sensíveis a essa causa porque os nossos recursos pesqueiros precisam ser preservados. O Dourado é uma espécie que necessita de atenção especial do poder público para que sua proteção seja garantida”, disse o deputado Beto Pereira. Junto com o autor, assinaram o PL outros 12 parlamentares.

De acordo com o presidente da Associação da Pesca Esportiva de Mato Grosso do Sul, Alexandre Pierin, a aprovação do Projeto do Dourado vai ao encontro dos anseios dos pescadores esportivos que já praticam o pesque e solte nos rios de Mato Grosso do Sul. “A Assembleia está de parabéns ao aprovar esse Projeto. A regulamentação da pesca do peixe considerado o rei do rio ajuda na preservação da fauna pesqueira e também no fomento ao turismo de pesca, gerando emprego e renda para muitas pessoas”, afirmou Pierin.