Skip directly to content

“Cultura nordestina tem identidade forte e deve ser preservada”, diz Beto Pereira em lançamento da Festa da Farinha

Por: 
Assessoria / Foto: André Maganha
30/03/2017

O deputado estadual Beto Pereira (PSDB) participou na noite de quarta-feira (29), do lançamento da 12° edição da Festa da Farinha, que acontece no município de Anastácio entre os dias 05 e 07 de maio, na Praça de Eventos Arandu, centro da cidade. “Essa festa é muito importante para a integração dessa cultura em nosso Estado. Talvez, se não ocorresse essa homenagem, a chama da cultura nordestina poderia estar apagada. E aquele homem da roça, que sabe tanto quanto os bacharéis das universidades, merece ter sua identidade preservada”, apontou Beto.

Segundo a organização do evento, a estimativa é de um público de 25 mil pessoas, que vão prestigiar a música, dança, culinária e os hábitos do nordeste brasileiro em pleno berço do pantanal sul-mato-grossense. A maior festa cultural nordestina do Estado conta com atrações nacionais, como as duplas César Menotti e Fabiano, Bruninho e Davi, a banda gospel Esperando a Arca e outros ícones nacionais do Nordeste, além dos artistas da Casa.

Filho de Nordestino, Juvenal dos Santos, vive em Anastácio desde os 03 anos de idade. Com 52 anos, é autor de dezenas de folhetos de cordel, artista plástico e compositor musical, além de apresentador de programas nordestinos nas rádios locais. Para ele, a Festa da Farinha é muito importante para não só preservar a cultura nordestina, como também, para valorizar o trabalho desses homens que vivem em Mato Grosso do Sul e cultivam roças de mandioca, matéria-prima do produto que leva o nome da festa. “Nós priorizamos nossa cultura, mas também é preciso deixar em destaque o trabalho do homem daquela região do país aqui em Anastácio. Isso nos enche de orgulho”, aponta o repentista amador, ao lado de sua esposa, Wagma de Oliveira, natural da Bahia, também nordeste brasileiro.

O evento faz parte da programação de aniversário de Anastácio, que completa, no dia 8 de maio, 52 anos de emancipação político-administrativa. Na Praça Arandú, a área total de circulação é de 5.600 metros quadrados e tem capacidade para 39 mil pessoas.