Skip directly to content

Beto Pereira assume a liderança do PSDB na Câmara Federal

Por: 
Assessoria
18/03/2019

O deputado federal Beto Pereira assume, a partir dessa terça-feira (19), a liderança do PSDB na Câmara dos Deputados. O parlamentar é o primeiro vice-líder do partido e em função do afastamento do líder, deputado Carlos Sampaio, ele passa a comandar as reuniões dos tucanos. Sampaio afastou-se temporariamente da liderança por motivos pessoais.

O primeiro compromisso de Beto Pereira como líder do PSDB é a reunião da Bancada Federal que acontece na terça-feira (19) na Sala de Reuniões Arthur da Távola, na Câmara Federal. Beto também participará dos eventos dos líderes partidários da Casa Legislativa representando o PSDB.

A função de líder prtidário é parte essencial do processo legislativo. Além de nortear a discussão e a votação de propostas, eles acumulam atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso.

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo, a oposição, a Maioria ou a Minoria e orientar o voto da bancada. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do Plenário.