Skip directly to content

Beto Pereira solicita envio de 1,2 milhão de doses da vacina da Janssen a Mato Grosso do Sul

Por: 
Assessoria
09/06/2021
Mato Grosso do Sul atravessa o seu pior momento desde o início da pandemia de Covid-19 no País. Em razão dos números alarmantes, o deputado federal Beto Pereira (PSDB) solicitou ao Governo Federal que envie ao estado pelo menos 1,2 milhão de doses da vacina Janssen. 
 
Para o parlamentar federal, apesar do Estado ser referência no Brasil em imunização da população, a nova onda de propagação do coronavírus deixou a saúde regional em estado de atenção.
 
São 231 pessoas à espera de um leito de UTI ou de leito de respiração assistida. O estado já transferiu 16 pacientes em situação grave para São Paulo e Rondônia. As cidades de Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP) ofereceram juntas 30 leitos para pacientes com Covid-19 de Mato Grosso do Sul. 
 
O Hospital Regional, referência para o tratamento de pacientes com Covid-19, desde 8 de março já está com mais de 100% de ocupação de leitos de UTI. A confirmação diária de casos quase dobrou em um mês, passou de 874 em maio para 1.702 neste mês.  
 
São quase 11 mil casos da doença no Estado neste mês e mais de 301.500 durante toda a pandemia e mais de 7.100 mortes.
 
Por causa do crescente número de casos de infecção e da falta de leitos nos hospitais públicos e particulares, Beto Pereira pede ao Governo Federal que Mato Grosso do Sul tenha prioridade na distribuição de doses na remessa da vacina da Janssen que foi enviada pelos Estados Unidos. "Solicitamos a antecipação de 1,2 milhão de doses de vacinas para Mato Grosso do Sul. Com essas doses, o Estado consegue imunizar quase toda a população adulta", pontua o parlamentar federal.
 
Em defesa do envio das doses norte-americanas, Beto relembra o momento em que Manaus era o epicentro nacional da Covid-19,  enfrentando o seu pior momento na pandemia, e houve antecipação de vacinas à capital amazonense.  
 
 
Referência nacional em imunização
 
Mato Grosso do Sul lidera a aplicação de vacinação com 33,41% de sua população já tendo tomada a primeira dose da vacina e está em segundo lugar na imunização com a segunda dose: 13,50%. 
 
Por ser referência em eficiência de distribuição aos municípios e imunização da população, Beto Pereira acredita que o Estado consiga entregar em até 12 horas todas as doses de vacinas recebidas da Janssen para todas as suas 79 cidades. 
 
Mato Grosso do Sul também tem o melhor desempenho do país em aplicação de vacinas (96,67% das doses recebidas foram aplicadas).
 
Esta liderança é resultado do trabalho do secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, dos prefeitos e dos secretários municipais de saúde. 
 
 
Número de doses da Janssen ao Brasil
 
O Brasil vai receber 3 milhões de doses da Janssen com validade até o dia 27 de junho.
 
Mato Grosso do Sul vive o seu pior momento desde o início da pandemia e precisa de uma atenção especial para imunizar sua população e a vacina da Janssen só necessita de apenas uma dose. 
 
Por ser um estado fronteira com Paraguai e Bolívia, sofre a pressão da população fronteiriça também.
 
Caso o pedido do deputado seja atendido, seria uma experiência inédita no mundo: um estado inteiro imunizado.
Â