Skip directly to content

Título de Cidadão Sul-mato-grossense

Por: 
Assessoria
20/10/2016

Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (19/10) na Assembleia Legislativa, 74 personalidades foram homenageadas com as mais altas honrarias concedidas pelos deputados estaduais: o Título de Cidadão Sul-mato-grossense e a Comenda do Mérito Legislativo. Beto Pereira indicou para receber o Título, Antônio de Almeida Lira. E para receber as Comendas, o deputado estadual indicou Ângelo Arruda e Cleber de Amorim Borges.

Antônio Lira é atual vice-presidente da Federação das Apaes de Mato Grosso do Sul e coordenador estadual de prevenção a saúde da mesma Federação. Nascido em Amarante, Estado do Piauí, reside em Campo Grande desde janeiro de 1963, por conta de sua atividade Militar no Exército Brasileiro. Casado e pai de quatro filhas, é farmacêutico bioquímico, formado na primeira turma da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Logo se tornou especialista em farmácia hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor aposentado pela UFMS, também foi superintendente de ações de saúde por quatro anos, por meio de trabalho voluntário no Estado. Também foi presidente e coordenador de saúde e prevenção da Apae de Campo Grande e presidente das Apaes de Mato Grosso do Sul.

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco em 1979, Ângelo Arruda é mestre em Arquitura-Propar, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Doutor em educação pela UFMS, hoje é professor de três disciplinas na universidade. Entre os anos de 2005 e 2010, assumiu o cargo de conselheiro do Conselho Nacional das Cidades, do Ministério das Cidades e presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas. Em Campo Grande, foi o primeiro diretor geral do Instituto de Planejamento Urbano (Planurb) e fundador da ONG Ferrovia – Ação Cultural Ferroviária. Presidiu o Conselho Municipal de Cultura da Capital e foi coordenadoor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS. Com experiência na área de Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, Urbanismo e História da Arquitetura, tem 12 livros publicados, centenas de artigos e oito pesquisas em arquitetura. Hoje é Coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UFMS, vice-presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas e Conselheiro Titular do CAU-MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Cleber de Amorim Borges é natural de Camapuã, Mato Grosso do Sul e formado em Economia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Já desempenhou a função de educador como professor de matemática em escolas de Campo Grande e Terenos. Participa do movimento voluntariado desde 1997, junto a Associação Pestalozzi de Terenos, onde recebeu pelos serviços prestados, o título de Sócio Benemérito. É membro fundador dos Conselhos do Direito da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Assistência Social. Hoje é presidente da Pestalozzi de Terenos e Controlador Geral da prefeitura do mesmo município e presidente do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais de Terenos.

Fotos: André Maganha