Deputado Beto Pereira propõe novas estratégias para o armazenamento de energia no 24º Fórum Empresarial Lide

O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) participou do 24º Fórum Empresarial Lide, realizado nesta sexta-feira (22) no Rio de Janeiro (RJ), cuja edição deste ano teve como tema central “Sustentabilidade e Mudanças Climáticas”. O evento reuniu importantes figuras da política e do setor empresarial, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, e dez governadores, além de parlamentares de destaque e líderes de diversos segmentos da economia.

Durante um dos painéis, intitulado “Desenvolvimento, Inovação, Tecnologia e Energias Renováveis”, Beto, que é o titular da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, expôs sua preocupação com a situação energética do Brasil. Ele criticou o fato de o país, que possui uma vasta abundância de recursos energéticos renováveis, não conseguir usufruir plenamente desta produção. “Hoje, o cidadão brasileiro está pagando mais caro pelo quilowatt-hora. É inaceitável que a nossa matriz sustentável seja descartada da rede, mesmo com tarifas vermelhas”, alertou o deputado.

Beto lembrou dos apagões que marcaram a história recente do Brasil e das medidas regulatórias que elevaram os custos da energia. “No passado, tivemos um desperdício de 1,6 bilhão de reais com 14,6 terawatts/hora de energia eólica e solar que foram jogados fora sob a justificativa de instabilidade no sistema nacional”, lamentou.

Ele destacou a necessidade urgente de um plano nacional que não apenas incremente a produção de energia, mas também melhore a distribuição e o armazenamento dessa energia crucial.“É algo que precisa ser debatido: o armazenamento de energia”.

O deputado enfatizou a importância de não normalizar uma realidade em que se paga mais por uma energia limpa que é simplesmente descartada. “Precisamos preparar a próxima geração e bater no peito: o Brasil ter quantitativo abundante de energia. O Brasil ter matrizes sustentáveis. O Brasil ter energia barata”, concluiu Beto Pereira.

Democracia, sustentabilidade e desenvolvimento

O fundador e cochairman do Lide Brasil, o ex-governador de São Paulo, João Dória, abriu o evento agradecendo a presença de diversas autoridades e aos 44 jornalistas presentes. Ele convidou a todos a participar de um debate reflexivo sobre “o Brasil que se espera, em um momento difícil e complexo”. Dória avaliou que “o confronto não constrói, destrói. O que vale na democracia é o diálogo, mesmo diante da adversidade. É natural haver controvérsia, mas longe dos extremos. Populismo e extremismo não constroem”.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, expressou sua satisfação em sediar o evento, destacando que a Mata Atlântica fluminense cresceu 2% e que o governo tem ampliado ações de sustentabilidade. Ele ressaltou que essa agenda verde é fundamental para preparar o Brasil para a COP30 e para as futuras gerações.

Compartilhar:

Mais Notícias