Durante a missão, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a obra do Túnel Fehmarnbelt, uma travessia subaquática de 18 km que vai conectar a Dinamarca e a Alemanha. Essa obra irá suprimir a atual travessia de balsa, reduzindo o tempo de viagem de 45 minutos para apenas 10 minutos de carro e 7 minutos de trem.
O Túnel Fehmarnbelt é um marco da engenharia, será formado por 79 seções de concreto que serão imersas no fundo do Mar Báltico, cada uma delas com 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e um peso equivalente a 10 Torres Eiffel. A primeira imersão de um bloco está programada para 2025 e a conclusão total da obra está prevista para 2029.
O convite para a viagem veio do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), que organizou a missão com a participação de diversos deputados federais, com o objetivo de explorar novas tecnologias e soluções inovadoras para o setor portuário brasileiro.
“Acreditamos que, ao compartilhar experiências e inovações, podemos impulsionar o desenvolvimento de importantes projetos no Brasil, especialmente em relação ao potencial econômico do nosso Mato Grosso do Sul”, afirmou Beto.
O Túnel Fehmarnbelt, além de ser um marco na engenharia, deve impulsionar não apenas a logística e o comércio entre países, mas também fomentar o turismo na região.
Beto destacou a relevância das obras estruturantes ao traçar um paralelo com a Rota Bioceânica, que ligará o Brasil ao mercado asiático por meio do Oceano Pacífico. Ele enfatizou a necessidade de investimentos no setor portuário de Mato Grosso do Sul, especialmente nos portos operacionais em Porto Murtinho, para potencializar essa conexão e fortalecer a economia regional.
“A Rota Bioceânica trará impactos econômicos significativos, como a redução de custos e tempo de transporte, aumento do fluxo de mercadorias, atração de novos investimentos e fortalecimento do Mercosul. Além disso, abrirá novas oportunidades de negócios e ampliará a oferta de destinos turísticos. É importante debater os modelos de gestões para obras no Brasil e Paraguai”, comentou.
O deputado enfatiza a relevância da Rota Bioceânica para Mato Grosso do Sul. “Este projeto é uma prioridade para nossa região, pois não apenas fortalecerá nossos laços comerciais com países como Paraguai, Chile e Argentina, mas também abrirá novas oportunidades para nossos empresários e comerciantes”, completou.
Durante a visita à Alemanha, a comitiva, que incluía o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito de Santos, explorou os portos de Hamburgo e Amburgo, onde foram recebidos pelo prefeito Peter Tschentscher, chefe do governo da cidade-estado.
Na Dinamarca, o grupo participou de um encontro na Câmara de Indústria e Comércio em Lübeck (IHK Lübeck), compartilhou experiências com o Conselho de Negócios de Fehmarn e visitou o canteiro de obras do túnel em Rødbyhavn. A jornada foi finalizada com uma reunião na Embaixada do Brasil na Dinamarca e um encontro com a prefeita de Copenhague, Sophie Hæstorp Andersen.
“Pudemos vislumbrar com a maior obra de infraestrutura da Europa, que utiliza de alta tecnologia e pode servir de exemplo para nossos projetos no Brasil, como a obra do túnel Santos-Guarujá”, concluiu o deputado.