Na instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, realizada nesta quarta-feira (20), o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) destacou a urgência de apurar as fraudes que têm afetado o sistema previdenciário brasileiro. Durante sua fala, Beto enfatizou que a CPMI tem um papel fundamental em revelar informações que o governo tentaria encobrir, além de buscar mudanças na legislação para pôr fim aos descontos ilegais.
“Para muitos, esse problema já se resolveu. O dinheiro foi devolvido e a normalidade retornou, mas isso não é verdade”, afirmou Beto, sublinhando que a população brasileira deposita grande esperança nos trabalhos da comissão. Ele pediu que a CPMI atue de forma independente e incisiva para trazer à tona a verdade.
O deputado ressaltou a importância de responsabilizar os envolvidos nas fraudes, desvios que ultrapassam R$ 6,3 bilhões. “Precisamos colocar atrás das grades aqueles que participaram desses crimes, seja por omissão, conivência ou prevaricação”, disse.
A proposta da CPMI, segundo Beto, precisa ir além da investigação, buscar mudanças na legislação que proteja os aposentados. “De uma vez por todas, acabar com qualquer tipo de desconto para aposentados e pensionistas no INSS. Nós não podemos mais conviver com uma legislação que permite isso”, declarou.
Mudança da presidência
A reunião ficou marcada pela eleição da presidência e da relatoria da comissão, onde o governo saiu derrotado. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito com 17 votos, derrotando o senador Omar Aziz (PSD-AM), que obteve 14. Ao assumir, Viana escolheu o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para a relatoria, em uma decisão que rejeitou a indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Beto parabenizou os novos líderes e expressou sua expectativa por uma condução neutra e responsável dos trabalhos. “Parabenizar o presidente da comissão (Carlos Viana) e desejar junto com o deputado Alfredo Gaspar que tenham muita lucidez e isenção, que foi a bandeira de sua eleição, e que podem nortear os trabalhados por ambos”, manifestou total apoio.