A menos de um mês, as salas de aula do Colégio Militar, localizado no bairro Santa Carmélia, em Campo Grande, tornaram-se climatizadas, preparando-se para a chegada das altas temperaturas. Com essa melhoria, foram finalizadas as instalações de ar-condicionado nas 32 salas e demais espaços da unidade, beneficiando cerca de 838 alunos e professores. O investimento totalizou R$ 600 mil, sendo R$ 500 mil garantidos por emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS).
O sonho de ter as salas climatizadas é antigo e começou a se concretizar no dia 18 de abril de 2024, após o deputado ser convidado a conhecer a estrutura do colégio, reconhecido por sua abordagem pedagógica diferenciada e que ocupa o 8º lugar no ranking das instituições de ensino, sendo a única escola pública de Mato Grosso do Sul a alcançar tal posição. Durante sua visita anterior, o deputado percebeu a carência do sistema de climatização nas salas de aula, essencial para garantir um ambiente propício ao aprendizado.
Um ano após essa primeira visita, finalmente as compras dos aparelhos de ar-condicionado foram viabilizadas, promovendo melhorias significativas em toda a instituição.Durante o evento de inauguração, a aluna Luana da Cruz, do 3º ano, prestou uma homenagem ao deputado, entregando uma lembrança e expressando sua gratidão pela sensibilidade demonstrada. “O senhor não tem ideia do quanto a climatização faz uma enorme diferença. Aumenta nossa concentração. Muito obrigada!”, disse Luana, refletindo a satisfação de seus colegas.
Homenageado pelos alunos
Beto foi recebido na manhã desta terça-feira (21) por alunos e professores em sua nova visita ao Colégio Militar, onde participou da cerimônia de formatura dos alunos do 3º ano e recebeu homenagens da Associação de Pais e Mestres (APM).
Durante a cerimônia, o General Alcides Valeriano de Faria Júnior, comandante do Comando Militar do Oeste, destacou a importância do novo sistema de climatização. “Estamos em um período de calor e esses ar-condicionados ajudam no processo de aprendizado. É uma atuação fundamental para que esses jovens tenham condições adequadas de estudar,” salientou.
Em tom emocional, o General também incentivou os alunos: “Fico sempre emocionado. Vocês estão vivendo momentos importantes de suas vidas. Aproveitem, pois essas lembranças ficarão para sempre.”
Beto ressaltou seu compromisso com a educação e a importância do trabalho em conjunto para garantir melhorias nas instituições de ensino: “É um prazer enorme estar no Colégio Militar e gratificante para todos nós. Este é o intuito do parlamentar: ouvir e entender as prioridades e, em algumas ocasiões, resolver de forma orçamentária.”
Ele também fez questão de cumprimentar as autoridades presentes, incluindo o Chefe do Comando de Operações do CMO, General de Brigada Marcelo Zanon Harnisch, e o Comandante do Colégio Militar de Campo Grande, Coronel Rodrigo Cozendey Pires, reconhecendo o carinho que todos têm pelo Colégio Militar.
“O Colégio é forte porque tem vocês. São 800 alunos sendo preparados com muito carinho e dedicação. Vivemos em um país e no mundo com uma crise de valores; aqui, na Associação dos Pais, vemos esses valores sendo preservados, o que será carregado por toda a vida.”
O deputado ainda destacou a qualidade do ensino oferecido, afirmando que “muitas pessoas sonham em ter seus filhos estudando no Colégio Militar. Isso é possível devido à qualidade do ensino ofertado e é algo a ser comemorado.”
Por fim, Beto enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela direção e pelos docentes do colégio. “É uma construção da direção, que possui doutrina, regramento e conceito, além do esforço dos professores em transferir conhecimento e do comprometimento dos alunos. Essa ajuda é apenas um tijolinho nessa estrutura, que já é boa e agora recebe ar-condicionado.”
Beto expressou a expectativa de que as novas instalações proporcionem um ambiente de aprendizado ainda mais produtivo.
“Esses aparelhos vão oferecer mais conforto e, consequentemente, a possibilidade de melhores rendimentos. Sabemos que estamos vivendo dias mais quentes e mudanças climáticas constantes, e é fundamental garantir a todos, alunos e professores, melhores condições de ensino. Agradeço a oportunidade de representar esta comunidade no Congresso e contribuir para que essas melhorias se tornem realidade.”
O deputado foi recepcionado pelo Comandante do Colégio Militar, Coronel Rodrigo Cozendey Pires, e pelo Chefe do Comando de Operações do Centro Militar de Operações (CMO), General de Brigada Marcelo Zanon Harnisch. Também estavam presentes o Comandante do 3º Grupamento de Engenharia, Coronel Wagner Fernandes dos Santos.