O deputado Federal Beto Pereira (PSDB/MS) apresentou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que dispõe sobre a padronização da configuração da conexão dos veículos elétricos às estações de recarga no Brasil. Com o crescimento do número de carros elétricos no país é preciso padronizar o plug de recarga para evitar prejuízos aos consumidores.
De acordo com a proposta, em até 180 dias a partir da vigência da Lei, os veículos elétricos novos comercializados no Brasil deverão conter cabo de recarga que se conecte a estações conforme configuração padronizada internacionalmente. O mesmo se aplica às estações de recarga, que terão que possuir pelo menos um ponto de conexão padrão, obedecendo os critérios estabelecidos.
Segundo Beto Pereira, atualmente os diversos fabricantes dos veículos elétricos fornecem os carros com diferentes tipos de plugues e tomadas para conexão, que muitas vezes não servem para estações de recarga de acesso público. “Essa situação gera uma enorme confusão. Quando o proprietário de um veículo elétrico se dirige a uma estação de recarga ele não tem a segurança de que vai conseguir conectar seu carro ao ponto de conexão e pode ficar sem bateria para continuar seu trajeto”, afirmou o parlamentar.
A falta de padronização dos conectores, além de prejudicar o consumidor que investiu em uma tecnologia mais sustentável ambientalmente, também acaba por restringir consideravelmente a utilização do veículo elétrico no Brasil, prejudicando o esforço na diminuição da poluição nas cidades brasileiras. “Precisamos incentivar iniciativas que diminuam os impactos ambientais e a utilização de carros elétricos é uma delas. Porém, é necessário criar condições favoráveis para a utilização desses veículos, sem que haja prejuízos para os consumidores”, ressaltou Beto Pereira.
De acordo com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos – no primeiro trimestre de 2022 foi notado um crescimento expressivo nas vendas de veículos elétricos no Brasil. Os modelos híbridos e totalmente eletrificados foram responsáveis por 2,6% dos carros vendidos no país.