Ação de Beto Pereira garante funcionamento do terminal portuário de Porto Murtinho

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) emitiu uma autorização de funcionamento para o novo terminal portuário de Porto Murtinho. O empreendimento, que tem capacidade para exportar 2 milhões de toneladas de grãos por ano, vai atender a safra 2019/2020 que está sendo colhida em Mato Grosso do Sul.

O deputado federal Beto Pereira (PSDB/MS) se reuniu no início do mês com o Advogado-Geral da União, André Mendonça, para encaminhar o pedido de autorização de funcionamento do porto. Acompanhado do governador Reinaldo Azambuja, o parlamentar expôs a importância do terminal portuário para o escoamento da safra.

Outra reunião foi realizada na sede da ANTAQ com o diretor-geral Francisval Dias Mendes. “Percorremos todos os caminhos para conseguir a autorização de funcionamento do porto, pois sabemos da importância desse empreendimento para a economia do Estado”, disse Beto Pereira.

O empresário Peter Ferter, sócio da Itahum Export e Comércio de Cereais, empresa proprietária do novo porto de Porto Murtinho, falou da importância da atuação do deputado Beto Pereira para que o terminal iniciasse sua operação. “O deputado Beto foi ágil e comprometido. Ele entendeu a importância do porto para a economia do Estado e principalmente de Porto Murtinho. Somos muito gratos ao deputado”, afirmou Peter.

Além de encurtar distâncias e diminuir o custo de frete para os produtores, o terminal vai trazer benefícios para a população de Porto Murtinho. “De imediato, vamos gerar 60 empregos diretos, fora os indiretos. O porto também vai movimentar muitos setores do comércio local como postos de gasolina, restaurantes, hotéis, oficinas e borracharias. O impacto econômico e social para Porto Murtinho será enorme”, ressaltou o empresário.

“Todo empreendimento que possa trazer desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul e gerar emprego e renda para a população é bem-vindo. Nosso mandato está à disposição de pessoas dispostas a mover positivamente a nossa economia e garantir mais qualidade de vida para a nossa gente”, disse o deputado.

 

A importância do Porto para região

Atualmente, sem o porto funcionando, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul precisam percorrer cerca de 1.500 quilômetros até um terminal mais próximo para exportar a produção. Também existe o déficit de armazenagem no Estado, o que compromete o preço final do produto. Com o Porto ativado, o agricultor colhe e imediatamente embarca os grãos. “A safra não precisará ficar estocada por muito tempo e isso garante preços mais competitivos na saca de grãos”, concluiu Ferter.

 

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