Beto afirma: “Vou garantir saúde de qualidade para todos”

Candidato à Prefeitura de Campo Grande, ele tem como prioridade a reestruturação da rede básica de saúde

O deputado federal Beto Pereira (PSDB), candidato a prefeito de Campo Grande, defendeu há pouco, no debate da TV Morena, a necessidade de ampliar os leitos hospitalares da capital, mas criticou a falta de planejamento na área da saúde, ressaltando que o foco, antes de construir um novo hospital, deveria ser melhorar a estrutura já existente.
“O Hospital Municipal é um sonho e tem que ser um objetivo a ser perseguido. Mas parece brincadeira de mau gosto em plena época de eleição se discutir a construção de um hospital sem ter remédios nas unidades de saúde, sem ter equipamentos de qualidade e em funcionamento, sem ter um atendimento mínimo à população”, afirmou.

Para Beto, a solução passa por fortalecer a atenção primária, garantindo que os postos de saúde ofereçam atendimento médico completo e abastecido com medicamentos. “É importante dizer que a situação da Saúde em Campo Grande vai começar a ser resolvida pela base. Temos que investir na atenção primária para garantir que lá no postinho perto da sua casa exista resolutividade. As pessoas precisam entrar no posto e ver que tem médico, que tem remédios”, afirmou.

Ele destacou que cerca de 40 postos de saúde da capital estão em “condições insalubres”, o que contribui para a sobrecarga nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais de referência, como a Santa Casa.

“As UPAs atendem 70% de demanda que não são delas. Aí os hospitais acabam sendo prejudicados porque também atendem demandas que não são deles”, disse o candidato, citando como exemplo a Santa Casa, que frequentemente recebe pacientes com casos de menor gravidade, como fraturas leves, quando deveria se concentrar em atendimentos de alta complexidade.
O deputado federal também classificou como “humilhante” a situação da população que hoje busca atendimento ou remédios nos postos de saúde e se depara com as prateleiras vazias.
“A falta de medicamentos, de fraldas, de alimentação via sonda que hoje só se consegue via judicial. Ninguém consegue achar isso nas prateleiras do almoxarifado da Prefeitura porque não tem planejamento, não tem licitação, não tem controle de estoque. Isso é mais caro aos cofres do município e se torna traumático para a população, porque é humilhante para as famílias, para as mães, para os idosos e para as crianças essa situação”, completou.

Fortalecimento da saúde preventiva e atendimento domiciliar
Entre as propostas de Beto Pereira para melhorar o sistema de saúde da capital, está o fortalecimento de programas de saúde preventiva, que poderiam ajudar a reduzir a demanda por atendimentos hospitalares.

Ele também defende a ampliação do Serviço de Atenção Domiciliar, que oferece atendimento médico na casa dos pacientes, liberando leitos para casos mais graves. Segundo ele, muitos pacientes que ocupam leitos hoje poderiam ser tratados em casa, com medicação e acompanhamento adequado. A consequência seria a liberação de vagas nos hospitais para quem realmente precisa de internação.

O plano de Beto prevê uma reestruturação geral da saúde, começando pela base do sistema, com foco na melhoria da atenção primária e no fortalecimento dos programas de prevenção.
O candidato aposta que, somente com uma rede de saúde bem organizada e equipada, Campo Grande poderá pensar em expandir a oferta de leitos com um novo hospital municipal.

Compartilhar:

Mais Notícias

×