O parlamentar acompanhou na manhã desta quarta-feira (22) os atendimentos que estão sendo realizados pela instituição, que presta serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS). Cada paciente apresenta suas necessidades, e, em seguida, são realizados pelo menos quatro atendimentos antes da entrega dos aparelhos auditivos. Segundo o gerente geral da Funcraf, Ariel Marcos Frutuoso, a espera por um aparelho poderia chegar a até dois anos.
“A Funcraf oferece dois modelos de aparelhos. E com o tempo, esses aparelhos podem sofrer danos. Por isso, optamos por modelos de melhor qualidade, que têm a duração de até nove anos”, destaca Ariel.
Ele também recordou que a instituição enfrentou fragilidades financeiras no ano passado, e a emenda de Beto Pereira foi fundamental para “manter as portas da instituição abertas”, representando um alívio significativo nas despesas.
Com uma cobertura que representa 54% do atendimento no estado, a Funcraf recebe pacientes de todos os municípios de MS, que muitas vezes recorrem a caravanas ou “caronas amigas” para chegar até a instituição. Estima-se que a Funcraf entrega cerca de 250 aparelhos por mês, além de prestar atendimento a pessoas com fissuras labiopalatina.
O médico Bruno Ayub, especialista em crânio facial, comentou sobre a redução na fila para cirurgias relacionadas a fissuras, que caiu de 400 para 200 pessoas. “Cada procedimento tem suas particularidades, sendo necessárias até três cirurgias. Essa diminuição na fila é um avanço importante, mas não quer dizer que uma cirurgia elimina as outras, apenas reorganiza a espera,” explicou.
Gratidão e acolhimento
Durante a entrega dos aparelhos, Beto recebeu uma homenagem pelo apoio e comprometimento com a Funcraf. Gisiane Aparecida Gomes, mãe de Kauany Vitória, de 5 anos, uma paciente de Ponta Porã, não conseguiu conter a emoção ao expressar sua gratidão pela qualidade de vida da filha. “A minha filha não escutava. Agradeço imensamente toda a equipe pelo acolhimento. Hoje, minha filha escuta e pode aprender a falar”, disse Gisiane.
O deputado Beto Pereira compartilhou experiências de sua gestão anterior como prefeito de Terenos, destacando a importância da educação como agente transformador. Ele lembrou que o baixo rendimento escolar muitas vezes está ligado a problemas auditivos ou visuais. Durante seu mandato, a prefeitura realizava exames em todos os alunos da rede municipal, entregando aparelhos auditivos ou óculos quando necessário, elevando assim o rendimento escolar. “Isso deveria ser obrigação. As crianças não conseguem expressar o que estão sentindo, e a educação é a chave para o futuro”, refletiu Beto.
O deputado também expressou satisfação ao ver a Funcraf em um novo momento, muito diferente do cenário encontrado no ano passado, quando a instituição lidava com a falta de aparelhos e dificuldades financeiras para o pagamento de salários. “Era necessário esse aporte para que o serviço continuasse a ser prestado com eficiência. Nós nos orgulhamos da equipe tão capacitada que atende cada vez mais pessoas. Esses 500 aparelhos auditivos farão uma diferença na vida de muitas pessoas”, concluiu Beto.